You are currently viewing Que tal começar a usar cosméticos naturais?

Que tal começar a usar cosméticos naturais?

A mulherada que me acompanha por aqui é super antenada. Adora ervas e se preocupa com a mãe natureza.

Então Que tal parar de usar produtos que contenham Sulfato?

Mas pq Irene??? O lauril sulfato de sódio é uma mistura de alquilsulfatos de sódio, que são os surfactantes + comuns em uma grande variedade de produtos. Um surfactante é aquele capaz de modificar as propriedades da superfície de um líquido. Os surfactantes atuam reduzindo a tensão superficial do líquido, permitindo a sua interação com outras substâncias. Por meio desta interação, os tensoativos possuem propriedades detergentes, emulsificantes, espumógenas e solubilizantes. Sendo responsáveis por retirar oleosidade, produzir espuma, permitir a penetração da água na pele ou nos cabelos.
E QUAIS OS EFEITOS PREJUDICIAIS? O Sulfato é muito potente e acaba levando junto com a sujeira a nossa proteção, oleosidade natural e saudável da pele e dos cabelos.Sabe aquele efeito espiga de milho? Pois é. Já ouviu alguém dizer que o cabelo fica mais bonito sujo do que lavado? É por causa dessa lavagem extrema. E a embalagem ainda manda repetir a lavagem. Pra gastar bastante produto e esturricar teus fios.
O Sulfato pode desencadear reações alérgicas nos olhos e na pele, sendo que quanto maior a concentração do surfactante, maior será a chance de desenvolvimento de reações alérgicas. Segundo estudo (Environment International, 2002), o lauril sulfato de sódio é capaz de modificar o funcionamento de proteínas e passar pelas membranas enzimáticas, provocando efeitos tóxicos em animais e também em humanos. O estudo ainda aponta efeitos tóxicos para organismos aquáticos e para o ser humano e ainda são necessários métodos de remoção de surfactantes (como o lauril) de rios e mares para que este não esteja presente na água tratada e não polua corpos hídricos, já que a concentração de descarga de poluentes como lauril é muito alta. (fonte: PUBMED)
Na cosmética natural não usamos sulfato.

Que tal aprender a fazer seu próprio xampu e perceber teus cabelos lindos e ainda por cima livrando a natureza desse poluente. Se Inscreva no link aqui embaixo na Capacitação de Cosméticos Sólidos.

https://irenecereja.com.br/capacitacao-cosmeticos-solidos/

To te esperando 😉

Deixe um comentário