You are currently viewing Diferença entre Óleos Essenciais e Essência

Diferença entre Óleos Essenciais e Essência

Costumo dizer que a alma da planta está nos óleos essenciais.

Basicamente a diferença é que óleos essenciais foram feitos pela natureza, pela nossa Grande Mãe.E as essências são feitas pelo ser humano dentro de um laboratório.
Geralmente para obter 1 litro de óleo essencial é preciso de 1 tonelada da planta.
Por isso o valor de óleos essenciais são mais caros.
Já a essência é possível ter várias combinações e experiênciasA criatividade dos humanos não tem fim.Porém segundo o greenpeace existem muitos componentes tóxicos nestas essências. Propilenoglicol, parabeno e podem conter até 500 componentes.Muitos dos “ingredientes” utilizados pela indústria de perfumaria podem atuar como neurotoxinas, ou seja, têm efeitos tóxicos sobre o sistema nervoso e o cérebro.
Ainda tem mais:Existe uma lei que o fabricante não precisa descrever o que tem na composição. Ou seja quando vc ler em um rótulo escrito “PARFUM” já sabe que ali pode ter uma infinita gama de moléculas capazes de dar alergias e também são disruptores endócrinos.

Tá Irene e como eu sei o que é óleo essencial e o que é essência?- No frasco de óleo essencial vem escrito o nome botânico da planta.
Exemplo: Tea Tree (Melaleuca Alternifolia) Lavanda (Lavandula Augustifolia)Não tem o nome e sobrenome, desconfie!- São vendidos em vidro ambar, azul ou verde. Frascos de plástico ou transparente. Não compre.- Óleo essencial sempre vai ser mais caro do que a essência. Mas lembre-se ele é muito concentrado 1 gota equivale a 22 xícaras de chá da planta. Eles duram muito mais.- Não existe óleo essencial de fruta. Ah mas tem de laranja. Sim existem óleos essenciais de cascas de frutas. E todas são as frutas cítricas. Laranja, limão, grapefruit, lima, tangerina.- Então se você ver óleo essencial de morango, melância, pêssego.

Não é óleo essencial. É essência.
E para finalizar. Não passe óleos essenciais diretamente na pele. Use sempre diluído em um óleo vegetal ou álcool de cereais.
Lembre-se: você precisa ter muito cuidado com cada tipo de óleo essencial, as formas corretas de diluição e as suas toxicidades.Não é por serem naturais que está liberado usar de qualquer jeito.

Deixe um comentário