Eostre ou Oster é a Deusa da Fertilidade.
Ostara é o festival celta que comemora a primavera no hemisfério norte. O símbolo da fertilidade é o coelho um dos primeiros animais visto logo que o gelo do inverno começa a derreter. E foi desse antigo festival que surgiu a páscoa.
Nesse dia sagrado, os celtas acendiam fogueiras ao nascer do sol, tocavam sinos e decoravam ovos cozidos que eram pintados com vários símbolos mágicos e lançados ao fogo como oferenda á Deusa. Eostre era a Grande Deusa Mãe saxónica da Alvorada, da Luz Crescente da Primavera e do Renascimento da Vegetação.
Segundo a Lenda, Eostre encontrou um pássaro ferido na neve. Para ajudá-lo, transformou-o numa lebre, mas a transformação não ocorreu por completo e o animal permaneceu com a habilidade de colocar ovos. Como agradecimento por ter salvo a sua vida, a lebre decorou os ovos e levou-os como presente para a Deusa Eostre. A Deusa maravilhou-se com a criatividade do presente e, quis então, partilhar a sua alegria com todas as crianças do mundo. Criou-se assim, a tradição de se oferecer ovos decorados na Páscoa, costume que ainda hoje em dia se mantém.
Os ovos são símbolos de fertilidade e vida. Uma tradição antiga dizia que se deveriam pintar os ovos com símbolos equivalentes aos nossos desejos. Mas um dos ovos deveria ser sempre enterrado, como presente para a Mãe Terra. A Lebre da Páscoa era o animal sagrado da nossa deusa teutónica da Primavera, Eostre, a Deusa Lunar que dava fertilidade à terra e tinha cabeça de Lebre. A palavra inglesa para Páscoa,*Easter, provém do nome da deusa Eostre, também designada Ostara ou Eostar.
E como tudo isso se apagou e chegou diferente até nós? Quando os romanos chegaram até britânia (onde hoje é a grã-bretânia) dizimaram os celtas. Uma sociedade que celebrava a vida e cultuava a natureza. E os que sobraram precisavam aceitar o cristianismo. Mais uma vez, tal como com o Yule (Natal), a Páscoa como festa cristã teve origem numa festividade pagã. A adaptação que os cristãos tiveram que fazer para evitar as celebrações puramente pagãs.
Vc já conhecia a origem da páscoa?